Como usar corretamente o escapulário de Nossa Senhora do Carmo?


Antes de mais nada é preciso sabermos o que é o escapulário. Pois bem, o escapulário é um hábito (uma roupa), que os monges carmelitas carregam simbolizando o suave jugo da obediência a Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é um sinal de garantia da salvação. Isso não acontece como uma mágica, mas pela forma que devemos viver quando nos comprometemos em utilizar o escapulário, pois, quem obedece a Cristo, se salva.

Nossa Senhora, a Mulher da Obediência, apareceu a São Simão Stock e disse que aquele "suave jugo de Cristo" era o hábito dela. 

É preciso, portanto, receber este hábito, ou seja, ele deve ser imposto. Quando ele é imposto, a pessoa passa a participar da família carmelita, mesmo que seja apenas um devoto e não participe diretamente de alguma ordem. A cerimônia de imposição deve se dar com o escapulário de pano, não com as medalhinhas, basta que sejam dois pedaços de tecido tradicionalmente marrons, ligados por fios, em que o sacerdote ou o diácono impõe no pescoço das pessoas.

No dia a dia, você pode utilizar o escapulário de medalhinhas, caso não queira utilizar o escapulário de pano. No entanto, é belo continuar utilizando o escapulário tradicional.

Antes do Concílio Vaticano II era preciso que o sacerdote tivesse recebido a delegação dos Carmelitas, o que hoje não é mais necessário. É preciso, porém, que seja utilizado o rito correto. 

Não é necessário que o escapulário possua a imagem de Nossa Senhora, e uma vez que a pessoa recebe a imposição, a bênção é dada à pessoa. Portanto, se houver a necessidade de substituição do escapulário, não é necessária uma nova bênção, pois você já está admitido à família da ordem carmelita, no momento da imposição. 

Deus nos abençoe!


Referências

  1. Papa Pio XII, Carta Neminem profecto latet (11 de fevereiro de 1950): AAS 42, pp. 390-391.
  2. Rito de Benção e Imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo apud Salvem a Liturgia!.
  3. Margaret and Matthew Bunson, Our Sunday Visitor's Encyclopedia of Catholic History. Huntington: Our Sunday Visitor Publishing, 2004, p. 804.
  4. Rito de Benção e Imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo apud Salvem a Liturgia!.
  5. Christo Nihil Praeponere






Natan Moreira
tem 22 anos e é estudante de Direito no CESMAC. Exerce a função de cerimoniário e é fundador da rede Católico Arretado, atuando no Instagram, Facebook, YouTube e Site. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.