"Sou muito pecador. Não tenho mais jeito". Será?

Créditos na imagem

"Sou muito pecador. Não tenho mais jeito". Talvez você já tenha ouvido alguém falar essa frase com convicção, ou quem sabe você mesmo já tenha dito isso? Quem sabe você esteja falando isso neste exato momento? Mas, então, seria possível a misericórdia de Deus ser incapaz de dar um "jeito" em você?

Do latim miseratio, que quer dizer compaixão, e cordis, que significa coração, surge a palavra misericórdia... coração compadecido, e provavelmente você já ouviu alguém dizer que "Deus é misericordioso". Isso acaba passando despercebido aos nossos ouvidos porque já virou uma frase clichê. Tá, virou mesmo. Mas isso não deixa de ser verdade. Então, por isso mesmo, antes de falar sobre essa misericórdia "clichê", eu vou falar um pouco sobre A SUA história. 

Adão e Eva. Estes foram os dois primeiros seres humanos da face da terra. Eles foram criados por Deus, à imagem e semelhança de Deus, e a eles foi dada toda a terra com tudo o que ela contém. Shoooowwww. Eles podiam comer de tudo, menos do fruto de uma árvore. Pois foi justamente desse fruto que eles comeram. E assim o pecado entrou no mundo. Pra ser muito sincero, eu não sei se REALMENTE foi assim que tudo aconteceu. Talvez o autor do texto milenar tenha sido inspirado a escrever assim, porque seria a forma mais inteligível para as pessoas daquela época.
Acontece que, se antes aquele casal era topperson, depois que eles pecaram, perderam a dignidade, as regalias, olharam para si e se envergonharam - sim, eles estavam nus. Cobriram-se. Ouviram os passos de Deus caminhando no jardim... Esconderam-se. E foi exatamente isso que aconteceu com você. 

Eu não sei o seu nome, não sei absolutamente nada sobre a sua vida. Mas uma coisa é certa: Todas as vezes que você peca, algo dentro de você lhe pede para se afastar de Deus. É mais fácil. É menos doloroso. É menos humilhante. Até quando você não acredita na existência de Deus, algo dentro de você lhe diz "afaste-se, esconda-se", quando ouve os passos dele caminhando "no jardim". E você se esconde - de trouxa que é, porque Deus tá vendo, rs.

No entanto, Deus fica o tempo todo ali, torcendo pra você sair dos seus esconderijos. "Ai, sou pecador. Mimimi", larga de ser trouxa! A misericórdia de Deus é maior que seus pecados! Seus roubos, seus crimes, seus assassinatos, seu homossexualismo,  suas pornografias, seus vícios de masturbação, de drogas. A misericórdia de Deus é sim maior que tudo isso. E ela existe PARA VOCÊ!

Meu querido. O santo, puro, intocado, imaculado, definitivamente, não precisa da misericórdia de Deus. Pra quê? Seria como oferecer um pente a uma moça com os cabelos já penteados. Quem precisa desse pente sou eu, que acordei e ainda não penteei os cabelos. É você que, inclusive, ainda não fez sua chapinha hoje, donzelinha. Assim acontece com a misericórdia. Só precisam dela os pecadores. Você é um deles. Por isso eu lhe peço, de todo o coração. Saia desse esconderijo. Aproxime-se. Não pense que você não tem mais jeito, que você vai viver com esse pecado, seja ele qual for. Não foi pelos perfeitinhos que Cristo veio. Foi por você, imperfeito, miserável, sujo, cheio de perebas. E eu digo mais: Você, que já deu uma chance pra tantas "boyzinhas", pra tantos boyzinhos. Dê uma chance a Nosso Senhor. Ele só precisa de UMA CHANCE - porque Ele é desses.

Eu hoje lhe convido a acreditar em Deus, no poder da Sua misericórdia, mas também a acreditar em você, que apesar de ser cheio de pecados, é muito amado por Jesus Cristo. Convido-lhe a se permitir tocar por Deus, suas feridas, suas fraquezas, as mais sujas... Deixe que Ele as toque. É Verdade que isso não é fácil. Mas, - tomando o exemplo do Eustáquio que virou dragão nas Crônicas de Nárnia - é como se fosse um espinho retirado do pé: dói, mas dá um alívio... 

"Tá, Natan. E se, - por acaso - eu quiser fazer isso que você está me pedindo. O que devo fazer". Eu poderia dizer, vá até a igreja mais próxima da sua casa e procure um sacerdote. Espera um pouco. Pare um pouco. Faça memória da sua história, da sua vida, e acredite que em todas as situações difíceis e de pecado Cristo te amava nelas, mesmo sem você merecer. Coisa inexplicável. Só o amor explica. Olhe para a Cruz. respire fundo. Foi por você. Só pra mostrar o tamanho do amor que Ele tem por ti. Respire novamente. Agora procure saber os horários de confissão nas igrejas católicas da sua cidade. E se você não possuir os sacramentos, e por isso não puder se confessar, ainda assim peça para se aconselhar com o sacerdote. Você também pode procurar uma comunidade católica na sua cidade e dizer que gostaria de ser aconselhado (calma, é apenas uma conversa tranquila). Lá, alguém irá rezar com você, e irá conversar de boas. Se não souber por onde começar, diga que leu esse texto e sentiu vontade de conversar com alguém. 



Você também pode procurar nossa equipe no Instagram do Católico Arretado ou enviar um email pra gente. Podemos ajudar você, com todo sigilo, e inclusive lhe dizer os horários de confissão e as comunidades católicas existentes na sua cidade. Lembre-se de uma coisa: #VOCÊNÃOESTÁSÓ.






Natan Moreira
Tem 22 anos e é estudante de Direito no CESMAC. Na paróquia Nossa Senhora do Livramento - Cajueiro/AL, exerce a função de cerimoniário. Além disso, é o fundador da rede Católico Arretado, atuando no Instagram, Facebook, YouTube e Site. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.