O que podemos aprender com Dom Bosco para os dias de hoje ?


  Atualmente se fala muito sobre as necessidades de encontrar virtudes heroicas na juventude cristã, e hoje , nada melhor do que meditarmos a vida e ensino de São João Bosco aos jovens ,um santo padre que trouxe um método totalmente diferente de cuidar, doutrinar e principalmente voltar os jovens, adolescentes para o Senhor e para a Igreja. Prova disso, são três notáveis jovens que morreram em odor de santidade e seguiram Jesus através de Dom Bosco, e foram  eles : Domingos Sávio, Miguel Rua e Besucco, pouco é dito e até muitos não sabem , mas para entender a necessidade de uma vida santa como a de bom bosco , é preciso saber e meditar o que esse santo padre fez na vida desses três jovens.

Esses três jovens morreram extremamente novos , de 13 a 15 anos no máximo , e os três em odor de santidade , uma vida penitente e santa , e o que fez esses jovens mudarem , desejarem viverem de tal maneira, foi o testemunho e o amor transmitido por São João Bosco. O santo dizia que ``nós viemos ao mundo para os outros`` ou seja , o principal desejo de uma alma jovem e desejosa por Deus , é fazer o bem ao próximo e principalmente , levar a Verdade pregada pela Igreja, e dessa forma Dom Bosco empregava no coração daqueles que o seguiam um desejo imenso de salvar almas que fez com que três jovens buscassem uma vida tão penitente e tão santa a ponto de na hora da morte, serem buscados pela Virgem Maria Auxiliadora e os três morrerem sorrindo.

Contudo, você pode estar se questionando ao ler esse texto espiritual e espero que piedoso , onde entra a necessidade da juventude dos dias de hoje que com a espiritualidade de bom bosco seria sanada, pois bem , meditemos o fato de que nós viemos para o mundo aos outros, isso de certa nos incube de uma tarefa, uma obrigação , obrigação essa que é amar o próximo a ponto dele amar Nosso Senhor Jesus Cristo, e isso nos leva a pensar , se temos cumprido essa missão que o santo salesiano nos diz a ponto de jovens quererem se penitenciar e odiar o pecado como São Domingos Sávio odiava. Meus queridos , o fato é que , nós enquanto cristãos deixamos de praticar , de ter disposição em vivenciar a praticar de amar e levar O Amor, hoje rotulamos e escolhemos quem amar, e amar ,como nos ensina o espírito salesiano , não é aceitar e consentir com a realidade do próximo, mas sim, aceitar a realidade e levar essa pessoa a se incomodar com o fato de Deus não ser o Senhor da vida dela e assim buscar uma mudança de vida radical para que ele seja o próximo a servir aqueles que precisam...

Você jovem , tem um pai espiritual , nomeado pelo nosso querido Papa João Paulo II , que é João Bosco , e na posição de pai , ele lhe confia e intercede para uma missão de salvar a juventude , o que mais é necessário desse fundador da ordem salesiana , é os jovens poderem ver em nós o abandono e a pobreza em Deus que trás a alegria , assim viveu joão bosco , um padre jovem , um pai jovem , abandono no Senhor e amando sua pobreza e miséria , só se alcança a felicidade que  domingos sávio, miguel rua e besucco encontraram quando se abandona na vida em Cristo não desejando mais qualquer riqueza , enfim , termine essa leitura sabendo que nosso maior desejo há de ser a eternidade ,o que falta na nossa juventude brasileira , mundial , é a falta de desejar o que é eterno , e ser jovem , ser filho de Dom Bosco significa se desgastar pela salvação das almas e o desejo do que é Eterno.

 Igor Oliveira
Tem 19 anos, estudante do curso de Direito na UNOPAR ( Universidade Norte do Paraná ) , colunista do Católico Arretado , missionário da Igreja Católica. Diocese de Apucarana-PR

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.