Vencer-se a si mesmo com o olhar fixo em Deus

Resultado de imagem para guerreiro
"Quanto mais recolhido for cada um e mais simples de coração, tanto mais sublimes coisas entenderá sem esforço, porque do alto recebe a luz da inteligência. O espírito puro, singelo e constante não se distrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para honra de Deus, sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse. [...] Que mais rude combate haverá do que procurar vencer-se a si mesmo? E este deveria ser nosso empenho: vencermo-nos a nós mesmos, tornarmo-nos cada dia mais fortes e progredirmos no bem" (Imitação de Cristo, Capítulo 3, Livro I)

Como é difícil manter o nosso coração unido a Deus o tempo todo. Passamos por inúmeros estresses durante o dia, no trabalho, em casa, com os amigos, com a família, os estudos, os planos, as metas, o futuro... meu Deus! Ocorre que em tudo isso nós nos esquecemos de uma coisa que deve ser a mais importante: o cuidado da nossa alma.

Mas como posso pensar o tempo todo em Deus se tenho tantas obrigações a fazer durante o dia? O segredo é: faça tudo por amor a Deus. Os santos nos ensinam isso. Se tiver de estudar, pois, como São Josemaria Escrivá nos afirma, estude por amor a Deus e para a glória de Deus! O mesmo serve para o trabalho, seja ele na profissão ou no lar.

Hoje é dia de Santa Inês, e ela bem sabia de todas essas coisas em tão tenra idade. Conseguiu vencer-se a si mesmo e oferecer tudo a Deus. Não é preciso fazer muito para atingir essa meta. Comecemos no nosso dia, em nossos afazeres. Santa Inês é a Santa da pureza, vamos viver este dia pedindo a Deus esta graça. E em todas as coisas, digamos a Deus, que nos dê a graça de transformar em oração: um pensamento, um exercício, um trabalho. Que tudo seja oração, oferecida a Deus pela nossa castidade.

Não nos esqueçamos que, antes de qualquer combate externo que venhamos a travar, o combate mais importante está dentro de nós, o interior, onde nossas vontades e concupiscências tentam o tempo todo nos fazer pecar. Portanto, nos recolhamos interiormente com Deus, fortaleçamos o nosso espírito para bem vivermos esta semana, e jamais nos esqueçamos que só podemos realizar qualquer coisa se mantivermos o nosso olhar fixo nele.

Boa semana!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.