As únicas 7 mulheres do mundo que podem vestir branco diante do papa: saiba quem são elas.
O chamado "Privilégio do Branco" deve ser usado em audiências papais, durante o início do pontificado de um papa ou em outras ocasiões especiais.
Você sabia que quando uma mulher participa de uma audiência com o papa, ela deve usar preto? É exatamente isso! O protocolo para audiências papais requer que as mulheres usem vestido preto com gola alta, mangas compridas e mantilha também preta - uma espécie de véu, usado pelas damas.
Ocorre que, há sete mulheres em todo o mundo que estão "dispensadas" do uso do preto e podem apresentar-se diante do papa vestidas totalmente de branco. O chamado "Privilégio do Branco" deve ser usado em audiências papais, como já foi dito, durante o início do pontificado de um papa ou em outras ocasiões especiais.
Mas, vamos logo à pergunta que não quer calar: Quem são essas sete mulheres? Eis os nomes:
A princesa Charlene, de Mônaco, rainha Letizia, da Espanha, a rainha emérita Sofia, da Espanha, a rainha consorte Matilde, da Bélgica e a rainha Paola, da Bélgica, a grã-duquesa Maria Teresa, de Luxemburgo, e a princesa Marina, de Nápoles.
![]() |
Princesa Charlene de Mônaco REUTERS/Max Rossi |
O Privilégio do Branco é conferido a essas damas, por escolha do papa, por ser uma princesa ou rainha católica, professando a fé católica publicamente, ou seja casada com um monarca católico. Há possibilidade que uma mulher, mesmo que não seja rainha ou princesa, receba o dito privilégio, basta que o papa assim queira.
![]() |
Sua Santidade com a rainha Mathilde AFP PHOTO POOL / GABRIEL BOUYS |
E antes de terminarmos, vejamos que interessante! A Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, não possui o privilégio do Branco, por isso, se apresenta diante do Sumo Pontífice vestida de preto.
Show de bola, não é mesmo?
Se você gostou desse artigo, compartilhe com os amigos. Basta um clique!

Natan Moreira
Faz parte da Obra da Comunidade Católica Shalom, Missão Maceió, tem 22 anos e é estudante de Direito no CESMAC. Na paróquia Nossa Senhora do Livramento - Cajueiro/AL, exerce a função de cerimoniário. Além disso, é o fundador da rede Católico Arretado, atuando no Instagram, Facebook, YouTube e Site.
Escreva um comentário